Cada vez mais, as pessoas estão reconhecendo que nosso cérebro precisa ser cuidado e exercitado como qualquer outra parte de nosso corpo, mas a questão é: como? A resposta é Exercícios de Neuróbica.

Nossas mentes são construídas para serem preguiçosas. Eles constroem rotinas sempre que podem para ajudar a simplificar a vida, economizar energia, executar tarefas complexas facilmente. Mas o problema é que isso também fornece muito pouco estímulo ao nosso cérebro.

É por isso que muitos dos melhores exercícios cerebrais, ou “exercícios de neuróbica”, são baseados em forçar seu cérebro a romper com suas rotinas. Além disso, fazer coisas como proporcionar ao cérebro novas experiências que combinam seus sentidos físicos – visão, olfato, tato, paladar e audição – com “sentido” emocional podem ajudar a estimular mais conexões entre diferentes áreas do cérebro, tornando as células circundantes mais fortes e resistentes a os efeitos do envelhecimento .

Agora existem até jogos que exercitam seu cérebro para que você possa enganá-lo enquanto se diverte, mantendo-se mentalmente em forma .

Novos truques e estratégias para manter seu cérebro jovem estão sendo desenvolvidos todos os dias, mas por enquanto, aqui está uma lista de alguns dos nossos métodos favoritos que você pode começar a fazer parte de sua rotina de condicionamento mental hoje! Apenas certifique-se de não ficar muito bom em nenhum desses pequenos truques. Uma vez que se tornam rotina, não estão mais desafiando seu cérebro.

1-Sudoku

Um quebra-cabeças clássico. É desafiador e viciante e obriga a pensar de maneiras que normalmente não são necessárias, o que é ótimo para o treinamento do cérebro.

2-Relógio de Cabeça Para Baixo

Isso força seu cérebro a realmente pensar toda vez que você olha para ele. 

3-Coma com os pauzinhos

Neuroplasticidade

Aqueles de nós no Ocidente realmente precisam se concentrar para comer com essas coisas, tentando almoçar com elas todos os dias para agitar as coisas.

4-Aprenda um novo esporte

Tente fazer um exercício atlético que utilize mente e corpo, como ioga, golfe ou tênis.

5-Quebra Cabeças

Pode parecer infantil, mas qualquer atividade regular que envolva habilidades motoras finas é excelente para fazer seu cérebro trabalhar mais.

6-Jogos de Compras

Tente memorizar pequenas listas de compras quando for à loja, pois isso poderá introduzir diferentes técnicas de memória, como palácios mentais ou palavras cruzadas.

7-Exercícios de Neuróbica Em Sistemas de Treinamento Mental

Existem muitos sites excelentes aplicativos e sistemas para treinamento do cérebro, mas o Hipnoser afirma ter um excelente método de treinamento mental para você.

8-Troca de Mãos

Tente usar a mão não dominante para fazer coisas como escovar os dentes ou comer; será difícil no começo, mas aumenta bastante a atividade do seu cérebro, tornando-o um ótimo exercício. 

9-Palavras Cruzadas

Outro treinador de cérebro clássico. Você pode encontrar infinitos on-line, mas esteja ciente de que a eficácia diminui se você fizer isso todos os dias, portanto, altere sua rotina.

10-Cego por um momento

Tente fazer tarefas irracionais, como tomar banho ou dobrar a roupa com os olhos fechados, forçando seu cérebro a usar novas vias neurais. 

11-Aprenda um idioma

Parece um trabalho árduo, mas a escuta envolvida estimula amplas áreas do cérebro, além de um léxico maior estar ligado à redução do declínio cognitivo a longo prazo.

12-Desenhe Mapas

Nossos cérebros são conectados para mapear as coisas. Depois de voltar para casa, visitando um novo local, tente desenhar um mapa da área; repita este exercício sempre que visitar um novo local.

13-Leia em voz alta

Tente ler em voz alta sempre que puder. Melhor ainda, alterne entre ler e ouvir livros sempre que puder. 

14-Mude seu trajeto

Em uma viagem de rotina, seu cérebro está no piloto automático e recebe muito pouca estimulação. Mas seguir uma rota desconhecida ativa o córtex e o hipocampo. Bill Gates ainda faz isso!

15-Encontre Atividades Multisensoriais

Coisas que envolvem todos os seus sentidos ao mesmo tempo, como acampar, jardinagem ou fazer compras no mercado de um fazendeiro, estimulam seu cérebro de maneiras que o manterão jovem e afiado.

16-Memorize números de telefone

É fácil ser preguiçoso com isso agora que temos telefones celulares, mas memorizar alguns dos números mais usados ​​todos os meses é super bom para o seu cérebro.

17-Conheça outros pontos de vista

Não se estresse, mas você terá enormes benefícios cerebrais ao passar tempo com pessoas diferentes de você. Tente se expor a novas idéias e outras formas de pensar.

18-Exercícios Físicos

Parece contraditório, mas nenhuma discussão sobre exercícios cerebrais seria completa sem enfatizar a importância do exercício físico para o cérebro.

19-Calcule Sem Calculadora

Faça as contas na sua cabeça ou na mão longa sempre que surgir na vida diária, em vez de pegar uma calculadora. Demora um pouco mais, mas é muito melhor para o seu cérebro.

20-Jogue Xadrez

O jogo de pessoas inteligentes em todo o mundo. Realmente qualquer jogo de alta estratégia é bom para o seu cérebro, desde que as condições possam mudar em um momento, seu cérebro fará um treino. 

21-Tente coisas novas

Exercícios Neuróbica

Espontaneidade e aprendizado andam de mãos dadas. Então vá viajar, experimente a culinária étnica ou apenas adquira um hobby totalmente fora do personagem para você, a fim de estimular novas conexões neuronais.

22-Escreva de trás pra frente

Canalize seu Leonardo da Vinci interno e tente dominar a arte de escrever para trás; isso força seu cérebro a quebrar um comportamento aprendido de uma nova maneira.

23-Medite

Você sabia que chegaria a isso. Toda pessoa chata que você conhece disse que a meditação é boa para a sua mente e acontece que elas estavam certas. Os benefícios cerebrais incluem redução do estresse, melhora da memória e do humor, maior foco e atenção e até reversão da atrofia cerebral. Hospitais, grandes corporações e até militares estão fazendo isso hoje em dia, por que você não está?

24-Vire os objetos de cabeça para baixo

Quando você olha as coisas do lado direito para cima, seu cérebro “verbal” esquerdo o rotula rapidamente e desvia sua atenção para outro lugar. Quando estão de cabeça para baixo, as redes do cérebro direito entram em cena, tentando interpretar as formas, cores e relacionamentos de uma imagem intrigante. Exercício cerebral: vire fotos de sua família, relógio de mesa ou calendário ilustrado de cabeça para baixo.

25-Mude de Cadeira Na Mesa

Na maioria das famílias, todo mundo tem seu próprio assento, mas seu cérebro se beneficia de novas experiências. Exercício cerebral: troque os assentos para mudar em qual posição você ocupa, com quem se relaciona, sua visão da sala e até como você procura sal e pimenta. Sirva alguns desses 25 alimentos que estimulam o cérebro para uma refeição ainda mais inteligente .

26-Sinta Novos Cheiros

Um outro exercícios de neuróbica muito eficiente é estimular o olfato. Você provavelmente não se lembra de quando “aprendeu” a associar o cheiro do café ao início de um dia. No entanto, ao vincular um novo odor – por exemplo, baunilha, frutas cítricas ou hortelã – a uma atividade, você alerta novas vias neurais. Exercício cerebral: mantenha um extrato do seu perfume favorito perto da cama por uma semana. Abra-o e inspire quando acordar pela primeira vez e depois novamente ao se banhar e se vestir.

27-Abra A Janela do Carro

O hipocampo, uma área do cérebro que processa memórias, está especialmente envolvida na associação de odores, sons e imagens para construir mapas mentais.  Exercícios de Neuróbica : tente identificar novos cheiros e sons em sua rota. A abertura das janelas fornece a esses circuitos mais matéria-prima.

28-Brincadeira Das 10 Utilidades

Forçar seu cérebro a pensar em alternativas ao cotidiano ajudará a mantê-lo forte.  Exercícios de Neuróbica : alguém lhe entrega um objeto comum e você deve demonstrar 10 “coisas” diferentes que o objeto possa ser. Por exemplo, um mata-moscas pode ser uma raquete de tênis, um taco de golfe, um fã, um bastão, uma coxa, um violino, uma pá, um microfone, um taco de beisebol ou uma raquete de canoa.

29-Digitalize No Supermercado

As lojas são projetadas para ter os itens mais rentáveis ​​ao nível dos olhos e, quando você compra, você realmente não vê tudo lá. Exercícios de Neuróbica: pare em qualquer corredor e observe as prateleiras, de cima para baixo. Se houver algo que você nunca viu antes, pegue, leia os ingredientes e pense sobre isso. Você não precisa comprá-lo para se beneficiar; você quebrou sua rotina e experimentou algo novo. 

30-Leia de Forma Diferente

Quando lemos em voz alta ou ouvimos ler, usamos circuitos cerebrais muito diferentes do que quando lemos silenciosamente para nós mesmos.  Exercícios de Neuróbica : leia em voz alta com seu parceiro ou amigo, alternando os papéis de leitor e ouvinte. Pode demorar um pouco para ler um livro, mas, além de treinar seu cérebro, você também passará um tempo de qualidade juntos.

Temos um outro artigo no blog, que aliamos exercícios de Neuróbica com técnicas meditativas científicas, como a Auto Hipnose. Para ver este artigo acesse aqui.