A hipnose assim como a auto hipnose, é um estado mental onde as barreiras e filtros do cérebro lógico estão em baixa vigilância. Isso permite que sugestões direcionadas para a pessoa hipnotizada, sejam recebidas diretamente pelo sub consciente, a pré-consciência, fazendo com que esta pessoa tome as ações sugeridas sem fazer grandes julgamentos.

Então o nosso objetivo com a auto hipnose é reconhecer e desarmar filtros lógicos que possam limitar nossa capacidade de despertar nosso poder criativo, imaginativo e de se auto sugerir com eficácia.

O Cérebro Trino de Paul McLean

Para compreender como funcionam os filtros lógico, precisamos estudar como cada parte do cérebro processas as informações e neste curso, iremos abordar a teoria do Cérebro Trino, que é um conceito desenvolvido pelo neurocientista americano Paul McLean. Neste conceito, dividimos o cérebro em 3 partes:

  • o cérebro reptiliano,
  • o cérebro mamífero
  • e o neo córtex que é o cérebro lógico.
Cérebro Trino e a Auto Hipnose

O Cérebro Reptiliano

Então, a parte mais interna e mais antiga, localizada na medula espinhal, é conhecida como cérebro reptiliano ou cérebro basal ou complexo R. Esta é a parte mais primitiva da evolução do cérebro humano e é responsável por dirigir nossos instintos primários de sobrevivência, como fome, sede, sexo, reprodução, atos reflexos e também os nossos 5 sentidos. Ela também, desperta sentimentos básicos, como o sentimento de prazer e de dor.

Este cérebro opera de forma quase autônoma, sendo que parte de seus processos, são estímulos que recebemos de forma automática. Em ocasiões extremas, esta parte do cérebro se sobrepõe ao resto de nossos comandos cerebrais e assume o comando da mente gerando atos reflexos e ações ligadas a nossa proteção.

Por exemplo: – Em um momento de perigo, como uma bola de futebol em alta velocidade vindo em sua direção, seus atos reflexos ganham predominância em relação a lógica e as emoções e uma ação será tomada pelo cérebro repitiliano gerando um ato reflexo.

O cérebro reptiliano sempre terá dominância sobre o cérebro mamífero e o neo córtex, quando a situação demanda sobrevivência extrema e atos reflexos.

Na auto hipnose, podemos influenciar o cérebro reptiliano com sugestões e estímulos externos para alterar estados ligados a esta parte do cérebro, como por exemplo melhorar nossos reflexos, melhorar desempenho sexual, apetite desregulado e outras coisas ligadas ao instinto.

Por exemplo: Se você tem o objetivo de criar uma auto hipnose para superar obstáculos e traumas ligados ao sexo e a falta de libido, é importante “conversar” na linguagem da mente repitiliana para então poder moldar este comportamento.

O cérebro reptiliano é influenciado principalmente por imagens, isto porque esta parte do cérebro foi desenvolvida em um momento da evolução que a visão era o receptor sensorial mais importante para a sobrevivência do animal. Porém, com a formação das outras partes do cérebro, a mente reptiliana pode ser influenciada também por estímulos auditivos e cinestésicos.

O Cérebro Mamífero

O segundo parte do conceito de cérebro trino é a mente mamífera ou conhecida também por cérebro emocional ou sistema límbico. Esta parte do cérebro é o segundo nível funcional do sistema nervoso e é responsável também, dentre outras funções, de controlar o comportamento emocional dos indivíduos. O sistema límbico envolve todo o cérebro reptiliano e está abaixo do neo córtex. Em situações emocionais extremas, o sistema límbico domina os outros dois cérebros como em casos de histeria.

Por exemplo: Em uma briga com outra pessoa, o sistema límbico procura um padrão emocional que seja adequado a situação. Primeiro ele define se você irá entrar na briga para procurar prazer ou para combater uma dor; em seguida, será definida a sua estratégia emocional para lidar com a briga; que seja para demonstrar histeria e confusão na outra pessoa ou confiança para intimidar, ou humildade para sensibilizar, etc.

A lógica pode operar junto com o sistema límbico e o sistema reptiliano assim como estas 3 partes do cérebro, podem operar em conjunto. Vale lembrar que há casos muitos extremos que variam de pessoa pra pessoa e nos casos emocionais extremos, o cérebro mamífero domina.

Um outro exemplo: “se você ganhar na mega sena, você iria dar um tremendo grito ou nos primeiros segundos de saber sobre este resultado, você agiria de uma forma lógica, fria e calculada ? rsrs” aposto que você ficaria maluco por alguns segundos… rsrs

A linguagem do sistema límbico é a linguagem dos sonhos; a linguagem emocional; seja ela verbal ou não verbal; boa parte dos estímulos sensoriais deste cérebro, são influenciados de forma cinestésica, mas podem ser manipulados também por imagens e sons.

Se você pretende por exemplo, superar problemas ligados a alta ansiedade, medo, baixa estima e falta de confiança, é preciso conversar com a mente em uma linguagem emocional, para poder então moldar estes comportamentos.

O Cérebro Lógico – Neo Córtex

Por fim, temos a camada mais recente da evolução do cérebro Humano que é o Neo Córtex. Ele é responsável por filtrar todas as informações que recebemos no dia a dia, responsável também por cálculos matemáticos e responsável obviamente por todas as funções humanas. O neo córtex, conhecido também como massa cinzenta, é o responsável por nossa razão; é ele que nos torna racionais. Ele cobre toda a superfície do nosso cérebro sendo a última camada da evolução humana até o momento.

O neo córtex, dentro de várias outras funções, tem a responsabilidade de filtrar, criticar e julgar informações. Se não houvesse ele, poderíamos acreditar em tudo, sem fazer julgamentos ou análise racional; é o que acontece com pessoas que se submetem a cirurgia de lobotomia por exemplo, nestas pessoas é retirado parte do neo córtex do cérebro e por consequência, elas diminuem sua capacidade de raciocinar.

Parece um pouco paradoxo, mas na auto hipnose precisamos “desligar” por instantes, alguns filtros do neo córtex, para que tenhamos acesso livre ao sub consciente. Mas obviamente, não podemos viver sem estes filtros.

Neste vídeo, podemos então compreender que nosso cérebro ou o Cérebro Trino possui 3 processadores de informações e cada um deles, possuem funções distintas. Basicamente, na auto hipnose, modelamos apenas o sistema límbico e o complexo R. Já o neo córtex que é o nosso guardião, deve ser apenas influenciado para que tenhamos acesso melhor aos processos abaixo da consciência.

No próximo artigo, iremos estudar os principais filtros da mente lógica e também, como podemos ultrapassar e desarmar estes filtros.

Se você ainda não viu nossa primeira aula, acesse aqui.

Conheça também nosso Aplicativo Mental Hipnoser, um treinamento de reprogramação mental exclusivo e pioneiro, baseado em Auto Hipnose. Acesse Aqui.

Participe também do nosso Clube do Ímpeto, um clube dedicado ao desenvolvimento do potencial humano. Acesse Aqui.

Então até a próxima , tchaaaau!