Como vimos no artigo anterior, o cérebro humano possui 3 grandes processadores de informações, que é o complexo R, o Sistema Límbico e o Neo Córtex. E compreendemos também que para modelar com eficiência, comportamentos processados pelo sistema límbico e o complexo R, devemos ultrapassar as barreiras e os filtros da lógica, que tem o objetivo de barrar e filtrar nossas informações, com base nos padrões de pensamentos que possuímos e ou recebemos.

Precisamos fazer isso na auto hipnose, porque muitos dos nossos comportamentos de baixa performance são sustentados por ideias limitantes, que precisariam de muita experiência para ser moldado e trocado. Então, ultrapassando as barreiras e filtros da lógica, podemos mudar comportamentos com menos esforço e com economia de tempo.

Filtros da Mente Lógica

Os 05 Filtros da Lógica

O neo córtex então, possui 5 grandes filtros da lógica de segurança conscientes, e ultrapassar pelo menos 1 desses filtros, te oferece a oportunidade de explorar mais a fundo o seu sub consciente e inconsciente.

O Filtro da Atenção

O primeiro filtro consciente é o filtro da atenção ou também conhecido com o filtro do gargalo. A mente crítica possui uma atenção direcionada e ela é seletiva em sua essência, pois seria impossível, prestarmos atenção conscientemente em todos os estímulos ao mesmo tempo. Então, os estímulos percebidos de forma inconsciente, ultrapassam a crítica e o julgamento e são inseridos diretamente no sub consciente.

Por exemplo: Imagine uma grande garrafa cheia de areia, virada de cabeça para baixo. O gargalo restringe o fluxo de areia para que ela derrame lentamente para fora em vez de sair de uma vez. Estímulos em nosso ambiente são da mesma maneira – Se eles fossem percebidos todos de uma vez -auditivos, visuais e cinestésicos – a todo o tempo, o cérebro “transbordaria” e teríamos um overflow sensorial, ou seja, uma sobrecarga no fluxo sensorial.

Eu aposto que você não percebeu a sensação da cadeira (ou chão, ou sofá ou cama, onde quer que esteja) em sua volta até eu falar isso agora para você. Agora você pode estar pensando e sentindo isso, porque você está ativamente atento a isto.

A sensação de conforto por estar sentado sempre existiu até então de forma inconsciente… Ela influenciava a mente sem necessitar de sua atenção completa e consciente nisto…

Então o filtro da atenção é limitado.. no aplicativo Hipnoser por exemplo, o praticante experimenta nossos vídeos mentais, que ativa as 3 grandes sub modalidades sensoriais de uma vez; que são as sub modalidades auditiva, visual e cinestésica.

A ideia do vídeo mental, é romper os filtros mentais, como o da atenção por exemplo, e deixar que a declaração de propósito e objetivo criada e declarada pelo o usuário, seja inserida diretamente no sub consciente, sem haver julgamentos e críticas sobre a possibilidade do usuário realizar tal propósito.. ou seja, o objetivo do usuário é percebido pela mente sem o julgamento de que é possível ou não, realizar; Assim, o aplicativo, oferece maior poder de motivação para alcançar um objetivo.

Um outra forma de ultrapassar o filtro da atenção, é colar papeis na parede do seu quarto ou escritório com mensagens positivas ou sobre seus objetivos; estas imagens serão percebidas de forma inconsciente e influenciará sua mente a manter o foco nas mensagens sem precisar de uma atenção consciente nelas.

Quando você mantem um foco inconsciente em algo, a mente, sempre cria padrões e mantem um foco direcionado dos seus sentidos, em situações que possam comprovar ou trazer para sua realidade o objetivo ou mensagem colocada no papel.

O Filtro das Crenças

O próximo filtro crítico é o filtro de crenças particulares. Tudo que acreditamos e tudo que define nosso comportamento e nossa personalidade, é influenciado por aquilo que temos como padrão de crença. As crenças são formadas através das ideias que adquirimos ao longo de nossas experiências…

Há crenças de todo o tipo: religiosas, crenças sobre a família, sobre dinheiro, sobre tudo; na verdade tudo é baseado por crenças. Então para romper este filtro lógico é bem simples: – basta você começar a acreditar em um nova perspectiva sobre determinada situação.

Por exemplo: Há várias pessoas que acreditam que apenas pessoas desleais e desonestas podem alcançar riqueza e abundância na vida. Por consequência, essas pessoas, por serem pessoas de bom caráter e de boa índole, não procuram alcançar a abundância, pois isto iria contra os seus princípios. Neste caso, esta pessoa precisa mudar esta crença e começar a acreditar que pessoas honestas e de bem, podem também acumular riquezas.

Para algumas pessoas, esta mudança de crença pode levar um tempo… pois elas precisam de provas e exemplos de que isto seria possível… com o tempo, elas começam a acreditar e mudam suas perspectivas… a mudança de crença pode ser acelerada com a auto hipnose…

Um dos grandes maus da nossa sociedade são as crenças limitantes que impactam ao auto confiança das pessoas. Muitas pessoas não acreditam no seu próprio potencial de transformar o mundo, isto, por acreditar que não é possível, por acreditar que não existem recursos para elas para isso. Sendo que na verdade recursos, somos nós quem criamos.

Então para nosso proposito aqui de promover auto hipnose e melhor desenvolvimento pessoal, trabalhar as crenças limitantes com a auto hipnose é uma grande ferramenta para transformar vidas.

O Filtro dos Valores

O terceiro filtro consciente é o filtro de valores. Os valores são também criados pelas crenças, porém, eles estão ligados especificamente a moral e aos bons costumes. Aqui está o super ego, que é os valores da sociedade, são as ideias que nos faz viver em sociedade.

Este filtro se divide em dois subsistemas: o ego ideal, que dita o bem a ser procurado; e a consciência moral , que determina o mal a ser evitado. Para romper este filtro, devemos analisar as ideias que ditam o que é certo ou não perante a sociedade. Se você acrescentar e acreditar em novas ideias sobre o que é bom para as pessoas, você poderá mudar sua perspectiva de vida e influenciar seu comportamento. O mesmo se faz para o que é mau.

Podemos analisar bem a diferença de perspectiva deste filtro nas religiões; O que para algumas religiões é certo, para outras é errado. Como por exemplo a poligamia na religião islâmica e a monogamia na religião cristã. Uma mudança de perspectiva neste caso, pode criar uma sociedade machista ou uma sociedade feminista ou uma sociedade igualitária. Esta mudança de perspectiva depende de ultrapassar as barreiras do filtro de valores.

O Filtro das Decisões

O quarto filtro consciente é o filtro de decisões. Este filtro é muito fácil de ser ultrapassado quando a pessoa não tem uma decisão certa sobre uma situação… – Se houver dúvidas sobre qual decisão tomar, uma sugestão emocional aparentemente lógica pode ultrapassar este filtro.

Nesta sugestão, podemos colocar qualquer mensagem subentendida influenciando a pessoa a acreditar que irá tomar a decisão correta. Na auto hipnose podemos fazer a mesma estratégia. Se tivermos dúvidas sobre a nossa possibilidade de realizar alguma coisa, por exemplo, basta dizermos a nós mesmo uma ideia positiva e lógica e de forma emocional e confiante, para que nossa perspectiva sobre a situação seja mudada quase que instantaneamente.

Para romper este filtro sobre uma pessoa muito bem decidida ou sobre uma ideia que você tenha que seja muito forte e estabelecida, a apresentação de fatos, exemplos, provas de eficiência tem que superar a ideia já formada sobre a situação.

Filtro das Memórias

E por fim, o último filtro consciente é o filtro da memória temporária. Nossa mente possui três tipos de memória: a ultra rápida, a de curto prazo e a de longo prazo. Podemos provocar um transe hipnótico ultrapassando as vulnerabilidades dos filtros de memória, causando um estouro de pilha de informações.

A memória temporária tem capacidade limitada, e consegue armazenar normalmente até 9 unidades de informações por vez; acima desta quantidade, pode ocorrer uma sobrecarga cognitiva, a mente deixa de gravar as informações na memória temporária e as mensagens são enviadas direto para o sub consciente, onde ficarão guardadas para uma analise posterior.

Uma das formas de você pode romper a vulnerabilidade do filtro de memória com a auto hipnose por exemplo, é criar uma sequencia de histórias que não se ligam e que não tem fim; Você pode criar 10 histórias sem conexão direta.. a mente percebe que são histórias diferentes e tenta processar cada uma dessas histórias separadamente, e por não terem fim, elas ficam em um modo de espera para serem concluídas.

Quando você receber nove histórias não concluídas, isto causará um estouro de pilha no filtro de memória, um overload sensorial, você ficará brevemente atordoado e terá que esperar alguns instantes para que sua mente processe esta sobrecarga.

Neste período de recuperação, deve ser inserida a décima história. Ela pode ser uma sugestão mais precisa daquilo que você deseja alcançar em você ou na pessoa que você deseja guiar na hipnose, pois na nona história, há o estouro de pilha, o recebimento de novas informações pela memória temporária já não será eficiente e o sub consciente toma a ação de gravar a história, para ser processada posteriormente.

Uma vez gravada no sub consciente, a informação fica mais tempo na mente e pode ser processada com mais calma e melhor fixada na memória de longa duração.

Nos próximos artigos, iremos estudar algumas técnicas importantes para melhorar a sua velocidade de raciocínio com exercícios de neuróbica, métodos para melhorar sua habilidade de manter o auto controle mental e técnicas de respiração, para melhorar o fluxo e envio de oxigênio para a mente. Tudo isso, para depois aprendermos os passos definitivos para se fazer uma indução de auto transe hipnótico.

Caso tenha dúvidas, sugestões, dicas extras, deixe seu comentário abaixo, será de grande ajuda e muito bem aceita por nós. Então até a próxima aula.