Olá!
Nos artigos anteriores, compreendemos então, o quanto é importante ter um bom controle mental, não deixar se influenciar por pequenas coisas a sua volta e manter um senso de concentração apurado.

Isto porque, se você deixar pequenos estímulos externos influenciar você a qualquer momento, o seu auto transe hipnótico não será eficiente, e você poderá se frustrar e desistir de continuar a praticar. O

que pode ser ruim para o futuro do seu plano de ter maior controle mental ou do seu tratamento de alguma questão pessoal.

Então, agora que você compreende a importância deste autocontrole pessoal e desta forte vontade de querer prosseguir, temos que agora colocar a mão na massa para aprender de vez como se faz o transe hipnótico.

Para se fazer um transe com o máximo de êxito, é necessário seguir 5 passos fundamentais, e estes passos são:

-A Indução,
-O Aprofundamento,
-A Sugestão e Os Apoios Pós-Hipnóticos,
-A Reprogramação
-e por fim Sair do Transe.

Vale lembrar que alguns tratamentos de auto hipnose, podem levar vários dias, ou seja, a mudança de crença ou de perspectiva sobre uma situação que você escolheu mudar, pode requerer mais de uma seção de auto hipnose, para que você mude a crença em relação a tal ideia.

Em outros casos, você pode alcançar grandes resultados em única sessão e em poucos minutos. É bom entender que, nosso objetivo com a auto hipnose, deve ser sempre a iniciativa de querer explorar e melhorar a mente e melhorar aspectos sobre nós mesmos através desta técnica.

Porém, há casos que um psicólogo ou psiquiatra é indispensável, se você sente muita dor interna e com forte vontade de mudança e não consegue criar forças por si só, procure um profissional para te ajudar.

Indução Hipnótica

Neste artigo então, iremos afunilar esse conhecimento e aprender, como funciona a indução para um auto transe hipnótico.

A indução, é a preparação do corpo e da mente, para que você tenha maior acesso ao subconsciente… dividimos esta etapa então, em 3 passos:

Passo 1 – Indução Hipnótica

O primeiro passo é a preparação do corpo. Aqui você precisa começar o seu processo de relaxamento e conexão com o que há por vir. Para isso, vamos utilizar uma técnica de respiração.

Você lembra da técnica de respiração “Nadi Shodhana” que falamos na aula 6. Se você não chegou a imprimir o passo a passo da técnica ou não aprendeu ela, volte na aula 6 e aprenda; ela é importante neste processo de indução.

Prosseguindo então, o primeiro passo é trabalhar a sua respiração com a primeira técnica de respiração, com ela, iremos levar mais oxigênio ao cérebro, equilibrar o batimento cardíaco e entraremos em um estado de maior relaxamento e aceitação ao transe.

Agora que você se encontra relaxado, concentrado e atento ao transe, precisamos ultrapassar os filtros da mente lógica, para que haja o mínimo de julgamento e crítica sobre a execução do transe.

Para ultrapassar o primeiro filtro que é o da atenção, basta você focar seus pensamentos no passo a passo de todo o processo de transe hipnótico… manter sua atenção no que é preciso ser feito, te dá a oportunidade de manter a mente focada no processo e será mais difícil você perder o foco com aquele mosquitinho que zombe perto de você… rsrs

Fique tranquilo, tem um manual aqui abaixo deste vídeo, com todo o processo de auto transe hipnótico para você decorar e aprender.

Uma outra alternativa é o Hipnoser. Se você se tornar membro da nova versão 4.0 do projeto Hipnoser que sai em novembro, você poderá também realizar todo o processo de auto transe hipnótico e trabalhar em um algum objetivo seu, quase que automaticamente. A nova versão do Hipnoser, te ajuda a trabalhar questões mentais, utilizando a auto hipnose. A equipe do projeto Hipnoser irá te avisar dos passos do projeto por email.

Outro filtro mental é o filtro de crenças particulares… para que este filtro não atrapalhe seu transe hipnótico, é muito importante que você comece a partir de agora, a acreditar que a Hipnose existe, que é possível e que você pode entrar e sair quando quiser.

Como você pode perceber, aqui devemos trabalhar sua crença em relação ao processo; porque tudo depende unicamente de você acreditar ser possível.

Se você está aqui neste curso, com a ideia de TENTAR encontrar alguma situação que prove para você, que Hipnose NÃO EXISTE, eu aconselho que você nem tente entrar em auto transe, e aconselho que você só volte aqui quando desarmar todos aqueles pensamentos que diz que isto não funciona; porque com você, a auto hipnose não vai dar certo.

Então, passe algum tempo pensando sobre a auto hipnose… quanto menos ideias você tiver, que julgam a eficácia do processo de hipnose, mais chances você tem de entrar em um transe, e mais chances você tem de experimentar sua essência interna e experimentar o vasto poder que se encontra dentro do seu inconsciente..

Afinal, há pessoas no mundo inteiro treinando e aplicando a hipnose como forma de elevar o próprio potencial e com certeza, com você poderá funcionar muito bem também.  

O próximo filtro é o filtro de valores, e está associado ao filtro de crenças… aqui tudo que você precisa fazer é não ligar para as informações externa que vem de amigos e outras pessoas, dizendo que isto não irá funcionar… apenas tenha confiança na sua capacidade de se auto hipnotizar e confie no processo.

Para ultrapassar o quarto filtro crítico, o da decisão, é muito simples… Esteja decidido que você conseguirá resolver uma questão mental pessoal, com a hipnose. Estar decidido, é estar confiante, é ser firme com sua vontade… isto faz com que a dúvida não apareça no seu processo de auto transe… com confiança e sem alimentar dúvidas, mesmo os erros e as falhas no aprendizado e na prática, serão encarados como adversidades a serem superadas e isso faz toda a diferença no seu treinamento.

E por fim, o filtro da memória temporária não será preciso ultrapassar, pois ele tem o objetivo de causar confusão induzida… e só é preciso ser feito, quando temos um hipnotista para nos guiar… na auto hipnose, não é necessário ultrapassar este filtro.

Resumindo então até agora, fizemos o primeiro passo da indução hipnótica que foi aplicar a primeira técnica de respiração e então provocamos maior estado de relaxamento.

Passo 2 – Indução Hipnótica

Em seguida no segundo passo, direcionamos a atenção ao objetivo da auto hipnose, criamos ideias de que a auto hipnose está aqui para elevar o seu poder de controle mental e decidimos que esta, será uma ferramenta que poderá te ajudar a melhorar sua performance mental.

Passo 3 – Indução Hipnótica

Agora iremos para o terceiro e último passo, que é a indução propriamente dita. Existem várias maneiras de provocar uma indução… Aqui no vídeo vou explicar uma indução bem rápida que você poderá fazer agora mesmo..

Esta técnica, se chama fixação do olhar.

– Você já se reparou ou reparou alguém que olhava fixamente para um ponto ? e você estava ou aquela pessoa estava, vivenciando uma história bem vivida em sua cabeça ?

Todas as pessoas fazem isso em algum momento e isto, é um auto transe hipnótico… neste momento a pessoa está tendo maior acesso ao inconsciente e com isso, consegue focar em histórias e imagens mentais vivas sobre o passado ou sobre alguma situação ou aspecto de sua vida…

Nesta técnica, iremos provocar algo semelhante, através da técnica de fixação do olhar.

E para provocar isto é bem simples:

“Acenda uma vela e deixe em algum local à sua frente.. Esteja em um lugar silencioso, Sente-se de forma ereta e confortável… Respire fundo e sinta-se totalmente relaxado… Agora, fixe seu olhar unicamente na chama da vela… Continue olhando fixamente, até que comecem a fluir lágrimas pelos olhos… continue fixando sem piscar… “

A mente tem a tendência de enviar comandos para o olho mover-se de um objeto para outro. Este é um processo natural, pois mover de uma objetivo para outro, nos mantém mais focados ao ambiente.. o que é importante para a nossa sobrevivência.

A partir do momento que a atenção fica focada em apenas um ponto a mente em um momento, deixa de focar no ambiente externo, que já não traz nenhuma nova informação e começa a focar no ambiente interno, em seus pensamentos… e é aqui que começamos a entrar no inconsciente.

Aqui também, estamos desligando o cérebro reptiliano, deixando os filtros de sobrevivência de lado e concentrando maior fluxo energético no inconsciente que abrange as 3 mentes.

Esta técnica é muito bem aplicada também, em ambiente totalmente escuros, praticamente sem luz nenhuma… quando você foca em um único ponto no vazio da escuridão, em poucos segundos a mente começa a focar no inconsciente.

Agora que estamos focados no ambiente interno da mente o que é preciso fazer ?

É preciso aprofundar o transe… No aprofundamento, abrimos mais conexões mentais e trazemos a tona pensamentos, lembranças e experiências ligadas a um objetivo específico que devemos ter ao realizar a auto hipnose.

Iremos falar sobre o aprofundamento no próximo artigo… Caso tenha dúvidas, sugestões, dicas extras, deixe seu comentário abaixo, será de grande ajuda e muito bem aceita por nós.